Depois da primeira vez...

As mudanças psicológicas e físicas após a primeira vez são naturais, e às vezes até visíveis. Mas uma das mais radicais talvez seja mudança na autoimagem. Um estudo publicado no jornal Adolescence, nos Estados Unidos, descobriu uma diferença interessante na visão do próprio corpo em adolescentes que tiveram sua primeira relação sexual. De acordo com os pesquisadores, os homens ficam mais satisfeitos com a sua aparência após a primeira vez, enquanto as mulheres demonstram um sentimento contrário. A longo prazo, esse comportamento muda: as mulheres passam a se sentir mais satisfeitas com o próprio corpo enquanto os homens ficam mais insatisfeitos. 

O estudo se concentrou em um público pouco analisado, que está na faixa dos 18 anos. Estudantes universitários do primeiro ano, que eram virgens no início da pesquisa, responderam questionários sobre sua atividade sexual e satisfação com a aparência. Todos os jovens tiveram a primeira relação sexual no período de um ano e meio que a pesquisa abrangeu. 

Os pesquisadores acreditam que a diferença na visão sobre sua aparência após esta experiência pode ser explicada por aspectos culturais. Os homens ficariam mais satisfeitos porque o sexo é visto como uma prova de masculinidade. Esse comportamento também poderia ser explicado pela seletividade das mulheres em geral – ser escolhido por uma mulher é sinal de aprovação, e eles se sentiriam melhores graças a ela.

Já as mulheres, provavelmente, sentem-se mais infelizes com o corpo após a primeira vez devido à exposição que passam a sofrer. Por estarem em contato tão íntimo com o sexo oposto, a preocupação com a aparência aumenta, e com ela a insatisfação.

Comentários