Brega

Recebi um texto que relata a história final da vida conjugal de Euclides da Cunha. Após viagem longa, encontrou sua mulher apaixonada por outro homem - não foi traído, não foi enganado, ela contou tudo para ele e pediu separação. Ele não aceitou e tentou matar o amante. Era a honra que estava em jogo. Na época, um escândalo, hoje também seria, pois ele era uma celebridade.


Essa história ficou bem desenhada em uma minisérie global. Apesar de trágica é sem dúvida uma história notável. Embora hoje não cause tanto impacto, todo mundo aprecia um bom drama.


Há tantos casos em nossos dias na mídia, reais, onde a mulher na maioria das vezes sempre leva a pior. É o ciúme, a vergonha do homem - pelo machismo, por passar a ser chamado de corno, afinal, eles mesmos criam as piadas e não querem ser personagens delas.


É tão irracional esse "amor" que infelizmente as pessoas valorizam tanto! esse amor louco, quase doença, "o não poder viver sem você", o outro passa a ser parte dos objetos, dos pertences e não algúem com personalidade e vida própria. O Ciúme é ingrediente obrigatório, sem ele não há amor, sim porque só ama quem tem ciúmes, e só se está amando quando não se consegue ver ninguém além do ser escolhido (como mártir, não como ser amado, pois não é bom ter esse "valor" na vida de ninguém: é prisão, é sofrimento).


Que amor é esse? Desconheço. acho que é infantilidade, possessividade, pequinês, falta de inteligência, egoísmo, egocentrismo, tudo, menos amor!


Lembro-me de um namorado meu que disse isto: "gosto muito de vc, mas não sinto ciúme" e acabou o namoro. Não havia porque sentir ciúmes, não havia outros na área que pudesse provocar.Eu achei estranho: ele queria o ciúme de não permitir vestir uma determinada roupa por exemplo, aquele ciúme que tolhe, proibe. Eu não dei a mínima pelo fim...de verdade! achei tão brega! "Antes só... " Acho que as pessoas só se sentem amando se forem bregas. rsrs

Agradeço pelo texto.

Comentários