De olho nas curvas ou no sorriso?

Homens tendem a prestar mais atenção ao corpo feminino quando a intenção é um relacionamento em curto prazo, mas quando a relação passa a ser considerada mais séria o foco principal da atenção passa a ser o rosto, de acordo com um estudo feito na Universidade do Texas, EUA.
Filomena Scalise / FreeDigitalPhotos.netDe acordo com os pesquisadores, o foco no corpo feminino – sob a ótica evolucionista – seria uma forma de se procurar por pistas sobre os sinais de potencial reprodutivo da companheira (isso já havia sido indicado por pesquisas anteriores). As relações de curto prazo teriam esse viés, ou seja, de procurar parceiras para a procriação. No caso das mulheres, os fatores envolvidos seriam outros, aponta o estudo, publicado no periódico Evolution and Human Behavior.
“Encontrar uma parceira tem um grande peso na estratégia da seleção natural. E as prioridades masculinas mudam de acordo com os planos em curto e longo prazo”, explica Jaime Confer, coautor do estudo.
Rostos com simetrias mais claramente identificadas seriam mais atrativos para relacionamentos em longo prazo, por razões ainda não totalmente claras. Uma hipótese é que o conjunto de corpo e rosto induz a uma determinada leitura mais complexa.
No estudo, mais de 370 participantes responderam diversos questionários tendo como base a imagem de corpos ou rostos femininos (mas nunca com as duas imagens juntas). Mais de 50% desses indivíduos, quando questionados quais as parceiras ideais para relacionamentos longos, preferiam rever as imagens dos rostos das mulheres cujas imagens estavam à disposição. Apenas 25% requisitavam uma revisão das imagens em que o corpo estava em evidência.
Confer e sua equipe agora procuram saber se, quando ameaçados por potenciais rivais, os homens e mulheres focam mais uma determinada característica e por quê desta tendência. Isso daria mais pistas sobre esse tipo de comportamento na hora da escolha por um parceiro.
-
com informações da University of Texas

Comentários