Fique atento à menopausa masculina

O termo “menopausa masculina” é descrito como a diminuição dos níveis de testosterona relacionada com a idade. A menopausa feminina e a menopausa masculina são duas condições bastante diferentes. Nas mulheres, a ovulação termina e a produção hormonal cai drasticamente em um período curto de tempo. Nos homens, essa produção hormonal diminui mais gradativamente. Os efeitos – que envolvem funções sexuais, nível de energia e humor – podem não ser notados por anos após o início do processo.
Fique atento à menopausa masculina
Os níveis de testosterona variam entre os homens. Em geral, esses níveis diminuem anualmente 1% após os 30 anos. Por volta dos 70 anos, essa diminuição chega aos 50%, em relação aos níveis originais. É importante procurar um médico antes de atribuir esse decréscimo à idade.
Várias condições clínicas (como apneia do sono) podem contribuir para a variação dos níveis de testosterona. Fique atento a alguns sintomas da diminuição desse hormônio, observando: disfunções sexuais, mudanças no padrão de sono, problemas físicos (menor resistência muscular ou problemas nos ossos) e alterações emocionais (sentir-se triste ou deprimido com maior frequência).
Mas qual a melhor maneira de se referir à menopausa masculina? Muitos médicos usam o termo andropausa para descrever essa mudança hormonal ligada à idade nos homens. Outros termos incluem deficiência de testosterona no homem maduro, deficiência androgênica no envelhecimento e hipogonadismo masculino tardio. Escolha a denominação que melhor lhe convier, mas fique atento aos sintomas e às suas consequências.
-
da Redação do Portal “O que eu tenho?”

Comentários