Reconheça a menopausa

A menopausa é definida como o dia na vida de uma mulher, geralmente entre 45 e 55 anos, em que os períodos menstruais terminam. Anos antes de você deixar de ter períodos menstruais, alterações em seus níveis hormonais podem levar a alguns dos sintomas da menopausa. Além de menstruações irregulares, os sintomas mais comuns são os calorões (fogachos), suores noturnos e secura vaginal.


O climatério - fase da vida em que ocorre a menopausa - é uma parte normal da vida de uma mulher e nem sempre precisa ser tratada. No entanto, as mudanças que acontecem antes e depois da menopausa podem ser perturbadoras. Se você tiver sintomas incômodos, tratamentos eficazes estão disponíveis.


Estou entrando na menopausa? 


Uma série de termos é usada para descrever o tempo antes e depois de deixar de ter períodos menstruais. A transição da menopausa começa quando o seu primeiro período menstrual começar a mudar (se tornam mais ou menos frequentes, com mais ou menos sangramento, períodos irregulares), e termina quando você tem o seu último fluxo. Muitas pessoas referem-se a esta transição como "perimenopausa".


A menopausa ocorre depois de ter ficado um ano sem menstruar, aquela última menstruação é a data da sua menopausa. Pós-menopausa é o tempo após a menopausa. 
A transição da menopausa começa quando o seu primeiro período menstrual começar a mudar, e termina quando você tem o seu último fluxo.
A idade média da menopausa é 51 anos, embora a faixa etária possa variar entre 45 e 55 anos. Mulheres que entram na menopausa antes dos 40 anos são consideradas como tendo uma menopausa precoce, de forma anormal (chamada falência ovariana prematura ou insuficiência ovariana primária).


Se você tem 45 anos ou mais e não teve um período menstrual em 12 meses, há uma boa chance de que você já esteja na menopausa. A maioria das mulheres neste grupo não precisa de nenhum teste de laboratório para confirmar a menopausa, especialmente se elas estão tendo os sintomas da menopausa, como ondas de calor ou secura vaginal.


Se você tem menos de 45 anos e deixou de ter períodos, ou se você tiver dúvidas sobre os sintomas da menopausa, converse com sua ginecologista. Você pode precisar de mais testes para ver se a menopausa, ou outro problema, é a causa de seus sintomas.


Se você não tem o útero (por exemplo, após a histerectomia), mas ainda tem ovários, pode ser difícil saber quando você estará na menopausa, porque você não vai ter períodos menstruais. Você pode desenvolver os sintomas da menopausa já que os ovários param de funcionar e os seus níveis sanguíneos de estrogênio começam a cair. Se você está tendo sintomas incômodos da menopausa após histerectomia, converse com seu médico ginecologista.


Menopausa e períodos menstruais 


Muitas mulheres começam a notar alterações em seus períodos menstruais durante a transição da menopausa (perimenopausa). Estas alterações podem incluir:


- Ter períodos menstruais mais ou menos frequentes do que o habitual (por exemplo, a cada 5 a 6 semanas em vez de cada 4);
- Ter sangramento que dura menos dias do que antes;
- Pular um ou mais períodos menstruais;
- Ter sintomas da menopausa. 

Sangramento anormal 



Pode ser difícil saber se o sangramento vaginal anormal é quando você está perto da menopausa. O ideal é sempre consultar o seu médico ginecologista, caso você apresente os seguintes sintomas:


- Sangramento vaginal mais frequentemente do que a cada 3 semanas
- Sangramento menstrual excessivo
- Spotting (sangramento fora do período previsto) entre os seus períodos
- Sangramento vaginal após a menopausa (mesmo que seja apenas uma mancha de sangue).


Sangramento vaginal irregular pode ser uma parte normal da menopausa, ou pode ser um sinal de problema, só a ginecologista, após avaliação completa poderá dizer.

Comentários