Amor Virtual


 "Eu te amo porque eu não tinha nada para fazer: de dia que eu quero alguém para encontrar,  à noite eu quero alguém com quem sonhar. Eu estou apaixonado por você, porque eu não posso mais ser sozinho, de dia que eu quero falar sobre meus sonhos, à noite  falar sobre o amor .... " - Ao ouvir esta canção  de Tenco(compositor italiano), me veio à mente as muitas histórias de amores virtuais mencionado hoje. 
Chat na Internet tornou-se um catalisador de sonhos, esperanças - um lugar onde você pode superar os vazios existenciais, um lugar onde procurar a sua alma gêmea ou um encontro fugaz; um lugar onde o pensamento vem antes do corpo, um lugar de reuniões e de confrontos, fantasia e banalidade. 

Mas na Net pode-se também perder-se, esperando talvez encontrar a si mesmo, talvez aí verdadeiramente, o jogo sutil do anonimato pode mostrar peças de si mesmos temidas, escondidas ou desejadas. Nós nos encontramos, nos amamos, dois estranhos íntimos que aceleram o tempo normal de conhecimento. 
Nós nos encontramos, nós nos amamos, e nos perdemos na maioria das vezes, na confusão do bate-papo, com o risco de perder, também, o nosso ego já  frágil, chegando a substituir o real com o virtual. 

Não há mais amor vivido e sim, amor clicado. Atrás de uma tela, você pode mentir, pode experimentar o prazer de ser o que você é. Você pode experimentar uma sensação de onipotência, pode acabar com a ansiedade; você pode fazer grandes escapadas no mundo de fantasias gratificantes, mas muitas vezes escondidas; você pode compartilhar paixões, interesses; você pode escapar de  um monte de censuras, com um certo risco - o que o filósofo Jean Baudrillard chamou de "crime perfeito", o assassinato da realidade. 

Mas então é verdade que o amor através da Internet é apenas "de encontro de adolescentes que preferem eterna ilusão de sonhar?" Ou, para parafrasear Hamlet, apenas um instrumento utilizado pelo homem, que pode tornar-se "bom" ou "ruim" dependendo de quem a usa? 

Muitos casais se formaram e se formam através do encontro virtual. Alguns vão  auto destruir-se em pouco tempo, outros irão construir uma história de amor, mas somente poucos poderão construir seu próprio sonho, tendo sempre em mente valores como lealdade, respeito e confiança - esses irão durar. Afinal, lembra-nos Battisti(compositor italiano), "Amar é um pouco como beber, o que é mais fácil que respirar." Dr. Enrico Prosperi
 


daqui
 


Comentários

  1. experiências são sempre diversas, sejam entre pessoas - independente do sexo -, sejam aquelas vividas por homens e por mulheres (leia "meu onze de setembro" e "um preservativo por favor!" todos de novembro 2011)

    ResponderExcluir

Postar um comentário