Em voz alta


E se o mundo acabar em 2012?... 

Não acredito: isto de o mundo acabar sempre existiu - quando eu era menina o mundo acabaria em 2000... 
Mas vamos imaginar que aconteça... O que é realmente importante na nossa vida?
O carro novo que comprei ontem? a casa que ainda pago ou que já comprei com muito esforço? O meu trabalho que não me deixa viver, mesmo que seja com o dinheiro dele que consigo sobreviver? o dinheiro que por vezes nos afasta das pessoas e que também nos liga a elas?...

 O Da Lai Lama disse que "Há dois dias no ano em que nada pode ser feito. Um é chamado de 'Ontem' e o outro se chama 'amanhã', portanto hoje é o dia certo para amar, crer, fazer e sobretudo,  viver." 

Este ano quero fazer as coisas um pouco diferente e farei. Aprender uma língua, por exemplo, um curso num outro país, pra mim o importante é o desafio de conhecer os lugares e as pessoas - é o suficiente!! Quero sentir o grande prazer de estar viva!!!!

Entretanto, em relação às pessoas só um pouco muda: Mais atenção, mais carinho. Percebo que é difícil amar ( in lato senso) o amor incondicional, aquele amor que não quer nada em troca  - Mas é esse o amor que quero, ao menos um pouco (um outro desafio!) - às vezes sofremos porque não recebemos carinho de volta e não quero mais estar a espera disso (o carinho dos outros, a atenção dos outros - gosto de ser carinhosa,  gosto de dar atenção e mesmo assim eu também falho, é claro!)

Quero ser aquela que não espera nada de ninguém... Difícil? muito difícil, na verdade, impossível!!!  Entretanto, imaginem que grande prazer seja amar sem esperar nada em troca! O prazer de ser feliz apenas por amar alguém, ou amar vários "alguéns"!!! - Conseguem sentir? Conseguem Imaginar-se?
Quero esse prazer! 

Gostaria de ser uma mulher menos complexa, que não pensa muito, que se preocupa só com as despesas, cuidar da casa, dos cabelos...  seria muito bom, sei disso. Sinceramente penso assim:  invejo as pessoas menos complexas, simplórias até. É um outro desafio: ser menos exagerada, mais simples - a vida já é muito complicada.


Rossana.

Comentários