Que monstro é esse?

Gosto de falar de Inveja não!!!!
Medonho esse sentimento, mas tem gente que aprecia! Existem pessoas que  gostam de se sentir invejadas, comprazem-se em provocar inveja, querem ser vistas e notadas a todo custo, sentem-se valorizadas se conseguem -  com certeza devem cultivar a inveja em algum grau: :um sentimento doentio esse, uma doença da alma.Odeio provocar inveja, odeio sentir por menor que seja a sua intensidade!!!

E que bicho é esse que abita dentro da gente e que pode se transformar em monstro? que se o alimentamos ele cresce incomensuravelmente e nos destrói e nos leva a querer destruir os outros? que monstro é esse que consciente ou inconscientemente alimentamos e nos deixamos dominar? que nos engana e nos faz achar que é normal a sua coexistência com tudo que temos de bom dentro de nós? que monstro é esse que pode até morrer se nós quisermos, que só tem força se nós quisermos, que podemos dominá-lo se nós quisermos?.


Dizem que a inveja  faz mais mal a quem a sente. Dizem que também é fruto do egoísmo, assim como o ciúme e tantos outros sentimentos ruins. Achamos às vezes tão normal que transformamos o monstro em animal de estimação  e o chamamos de  "invejinha do bem", amenizamos e  não o enfrentamos. Seja essa, invejinha ou inveja, o fato é que pode nos fazer agir de maneira mesquinha e rançosa, cruel e viciosa: colocando um gosto amargo na nossa vida e na vida dos outros.

Ninguém está imune de sentir, mas temos que procurar enfrentar esse sentimento, repudiá-lo e alimentar dentro de nós o impulso de nos tornarmos melhores como seres humanos, mesmo sentindo que é difícil. Querer nos tornar melhores, com certeza dói, mas é o caminho da felicidade; conseguindo sentir a felicidade, os outros passam a ter uma outra dimensão, e nós, assumimos o nosso tamanho real - nem menor nem maior que ninguém.
Ninguém está imune de ser alvo e aí resta-nos estar atentos aos sentimentos humanos - ir além das aparências, atentos ao olhar das pessoas que nos cercam,  sem no entanto nos fechar, sem nos armar. Seja  inveja ou  "invejinha", esse sentimento pode  prejudicar,  pode magoar e no mínimo, entristecer sua "vítima".

Não gosto de pensar sobre esse sentimento tão feio, tão mesquinho, não! mas pensando ou não, ao longo da vida, se prestarmos a atenção, veremos que ele está muito presente e nos faz mal sentir ou ser alvo  e para despertá-lo nos outros, não é necessário que sejamos uma pessoa muito bonita, nem rica, basta apenas... Ser. Simples assim.

Rossana

Comentários