A Ausente ( Vinícius de Morais, Rio de Janeiro 1913-1980, Brasil)

Cem anos de Vinícius de Morais: Famoso pelas canções (Garota de ipanema" the girl from ipanema", por exemplo ) e tantas vezes profundo  em sua belíssima poesia. aqui, minha homenagem. (Rossana)


(Rio de Janeiro , 1954)

Amiga, infinitamente amiga
Em algum lugar teu coração bate por mim
Em algum lugar teus olhos se fecham à ideia dos meus.
Em algum lugar tuas mãos se crispam, teus seios
Se enchem de leite, tu desfaleces e caminhas
Como que cega ao meu encontro...
Amiga, última doçura
A tranquilidade suavizou a minha pele
E os meus cabelos. Só meu ventre
Te espera, cheio de raízes e de sombras.
Vem, amiga
Minha nudez é absoluta
Meus olhos são espelhos para o teu desejo
E meu peito é tábua de suplícios
Vem. Meus músculos estão doces para os teus dentes
E áspera é minha barba. Vem mergulhar em mim
Como no mar, vem nadar em mim como no mar
Vem te afogar em mim, amiga minha
Em mim como no mar...

Assente

Amica... infinitamente Amica
Da qualche parte  il tuo cuore batte per me
Da qualche parte i tuoi occhi  si chiudono pensando ai miei.
Da qualche parte le tue mani si restringono, i tuoi seni
Si riempiono con il latte, e ti indebolisci e cammini
Come un non vedente,  verso me
Amica, l'ultima dolcezza
La tua  tranquillità ha ammorbidito la mia pelle
Ed i miei capelli. Solo il mio ventre
 ti aspetta(pieno di radici ed ombre).
Vieni, amica
La mia nudità è assoluta
I miei occhi sono specchi per il tuo desiderio
E il mio petto è una tavola  di supplizio
Vieni.. I miei muscoli sono dolci per i tuoi denti
È ruvida la mia barba. Vieni ad immergere in me
Come nel mare, vieni a nuotare in me come nel mare
Vieni  ad annergarti in me, amica mia
In me come nel mare ...

CENTO ANNI DI Vinicius de Morais: Famoso dalle sue canzoni  ("Girl from Ipanema", La ragazza di Ipanema, per esempio) e tante volte profondo nella sua  bellissima poesia. Qui lascio il mio omaggio. (ROSSANA)

Comentários